Giuliano Marchiorato

GREY APARTMENT

Giuliano Marchiorato
GREY APARTMENT

projeto: apartamento cinza

arquitetura de interiores: GIULIANO MARCHIORATO STUDIO

ano: 2021

m2: 90m2

local: Curitiba – Brasil

fotos : Eduardo Macarios

Projetado pelo proprietário, o apartamento proporciona uma sensação de refúgio e inspira a contemplação por meio de elementos pretos e brancos, que dão base ao pensamento, seguindo a identidade minimalista.A contemporaneidade do apartamento se apresenta nos poucos acabamentos e nas linhas espalhados do local. O contraste das cores também colabora para a modernidade: o piso de madeira ebanizado em todo o apartamento faz a base do plano horizontal do olhar em preto, enquanto as paredes e a movelaria são brancas, trazendo o minimalismo e a rigidez formal dos planos verticais claros.

Apaixonado pela arte local, Giuliano expõe nas paredes sua coleção de obras de artistas contemporâneos de Curitiba, contribuindo para o toque moderno de cores no apartamento. André Mendes, artista plástico, e o fotógrafo Eduardo Macarios, com fotografias de uma série sobre Nova York, são nomes que se destacam.

Acompanhando a arte, os pontos de luz também vestem as paredes e os tetos brancos do apartamento. A iluminação é por conta do designer Alberth Diego, da empresa curitibana Dsgnselo.O mobiliário é totalmente brasileiro e a maioria das peças é de autoria de Giuliano. Os aparadores brancos em metal, o Sofá Aspa, a Mesa Tucano e a mesa de jantar são peças desenhadas por ele para o estúdio latino de design.

Peças como a Cadeira Julieta, de Gustavo Bittencourt, e o Banco Girafa, de Lina Bo Bardi, acompanham o acabamento dos móveis e realizam a leitura monocromática do apartamento. A combinação unicolor tem uma exceção: a poltrona localizada na varanda é assinada por Jader Almeida e é vermelho-sangue. Giuliano a recebeu de presente ela traz um ponto de cor para a área externa cinza, propiciando uma a licença poética à varanda.Trata-se de um apartamento singular: preto e branco, amplo e minimalista. A brasilidade está presente, sem a necessidade da utilização de convenções ou padronizações. É um projeto sem modismos, a fim de sempre estar além do seu tempo.